31/01/2025
09:08
Terceirização de processos fiscais e contábeis minimiza riscos e custos com a Reforma Tributária
Em meio às mudanças impostas pela Reforma Tributária, empresas estão considerando o BPO (Business Process Outsourcing) como uma estratégia de adaptação.
A terceirização de processos de negócios não é apenas uma medida passageira, mas uma resposta eficaz aos complexos desafios fiscais e contábeis que as organizações enfrentam atualmente.
Conforme o planejamento do Governo, o Brasil passará por um período de testes, já a partir de 2026, e enfrentará alguns desafios nessa jornada até que a Reforma Tributária entre em vigor, de fato, em 2033.
Com mudanças significativas, embora tenham sido criadas para simplificar o sistema, a Reforma pode aumentar a complexidade dos processos tributários para as empresas em alguns aspectos. Entre as principais alterações, estão: criação de novos tributos, alteração na apuração de créditos e débitos, transição e convivência entre regimes, adoção de alíquotas diferenciadas, necessidade de novos sistemas e treinamentos e compliance e fiscalização detalhada.
Essas mudanças exigem, das empresas, maiores esforços que resultam em aumento na carga de trabalho, principalmente das áreas fiscal e contábil, pelo menos até que estes novos processos estejam devidamente ajustados.
Fonte: contabeis